Governo Lula quer usar inteligência artificial para monitorar popularidade nas redes

Governo Lula quer usar inteligência artificial para monitorar popularidade nas redes

O governo Luiz Inácio Lula da Silva planeja utilizar ferramentas de inteligência artificial para monitorar sua popularidade nas redes sociais usando um contrato de R$ 197,7 milhões a ser firmado neste ano pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) para a comunicação digital da gestão do PT. As quatro vencedoras da licitação serão divulgadas nesta quarta-feira (24).

Trata-se da maior licitação da história da Esplanada para o setor de comunicação. Quatro agências ou consórcios serão escolhidos entre 24 licitantes. A proposta não leva em consideração o menor preço, e sim a melhor técnica. Cada uma teve que propor uma campanha para combater a desinformação e as fake news.

O certame inclui 14 serviços divididos em 77 produtos. O uso da inteligência artificial será implementado na análise de “emoções” e “sentimentos” dos brasileiros nas redes sociais.

Essa é a parte mais cara do contrato — R$ 71,5 milhões, ou 36% do valor total. Ela prevê o monitoramento de tópicos a partir de comentários em diversos idiomas (português, espanhol, inglês, francês, alemão, italiano, japonês e mandarim) nas mídias sociais.