Após acesso, Fran Costa elogia empenho do grupo do Tapajós: “abraçou a causa”
Especial. Assim o técnico Fran Costa definiu a conquista do Tapajós, que garantiu o acesso à primeira divisão do Campeonato Paraense de 2019 após empatar sem gols com o Paraense na tarde deste sábado (17), no estádio Mangueirão, em Belém – o Boto venceu o primeiro jogo por 2 a 0. É a décima vez que o treinador consegue subir de divisão uma equipe no Parazão – a segunda com o Tapajós – e o que o comandante mais destacou é a dificuldade de jogar fases menores da competição estadual.
– É especial porque você só trabalha em equipes emergentes nesta fase da competição, então tem que se virar nos 30 para fazer as coisas acontecerem. A gente vai ganhando experiência a cada ano, este é o décimo acesso que conquistamos. E fico feliz por isso, orgulhoso de um trabalho ter gerado resultado – ressaltou Fran Costa.
E o mérito tem que ser dividido com todos os atletas e os membros da comissão técnica. Para o “Rei do acesso”, como Fran é conhecido no Pará, o mais importante para se chegar a esta conquista foi a vontade do grupo, que comprou a ideia de recolocar o Boto da Amazônia na elite do futebol paraense. O treinador fez questão de elogiar todo o elenco.
-Conquista muito importante para o Tapajós que retorna à elite e vale ressaltar um elenco com apenas cinco jogadores com mais de 23 anos. São garotos de muita qualidade e que tem muito a crescer no futebol paraense e até nacional. Estamos felizes com o acesso. Até pela grande dificuldade de se fazer futebol com poucos recursos e problemas de logística. Mas o grupo abraçou a causa e graças a Deus chegamos e conquistamos nosso objetivo – afirmou.
Em relação à atuação do Tapajós frente ao Paraense, pelo jogo de volta das semifinais da Segundinha, o treinador confessou que a estratégia montada era de se fechar na defesa e apostar nos contra-ataques. De acordo com a avaliação de Fran, o plano não deu tão certo no primeiro tempo, mas na etapa final o Boto melhorou e alcançou seu objetivo.
– Como no primeiro jogo nós vencemos por 2 a 0, nossa estratégia foi ficar bem postado na defesa e apostar nos contra-ataques. A gente não conseguiu fazer um bom primeiro tempo, fomos muito agredidos pelo Paraense, mas saímos com o placar igual. No segundo tempo, já tivemos uma postura melhor, criamos chances e bloqueamos as investidas deles. No placar agregado, ganhamos por 2 a 0 nos 180 minutos – concluiu.
Mas a segunda divisão paraense ainda não acabou para o Tapajós. A equipe aguarda a definição do adversário na grande final, que pode ser o São Francisco ou o Pinheirense – as equipes se enfrentam no domingo (18), às 9h30, no Mangueirão.
Por Globoesporte.com — PA
Foto: Cacio Murilo Souza