UFPA abre edital para bolsas de intercâmbio na Colômbia e no México

UFPA abre edital para bolsas de intercâmbio na Colômbia e no México

A Pró-Reitoria de Relações Internacionais (Prointer) divulgou o edital do processo de seleção de estudantes de graduação da UFPA, no âmbito dos Programas de Intercâmbio Brasil-Colômbia-BRACOL/2018-2 e Brasil-México-BRAMEX/2018-2. Por meio dos programas, alunos de cursos de graduação de variadas áreas (de acordo com a Universidade escolhida) terão a oportunidade de cursar um semestre em um dos países participantes dos programas, México e Colômbia.

Os Programas de intercâmbio Bramex e Bracol surgiram do Acordo de Cooperação Acadêmica e Cultural da Asociación Nacional de Universidades e Instituciones de Educación Superior de la República Mexicana(ANUIES) e da Asociación Colombiana de Universidades (ASCUN), respectivamente, com o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB).

O objetivo do acordo é a promoção de mobilidade acadêmica entre os estudantes de graduação dos países membros, de forma a reconhecer os estudos desenvolvidos nas instituições, possibilitando um enriquecimento acadêmico e cultural do corpo estudantil.

Inscrições

Esses programas possuem características específicas baseadas em critérios estipulados pelas próprias universidades participantes, então, é importante que os interessados leiam os respectivos editais atentamente para saber qual oportunidade se encaixa melhor para o seu perfil e candidatar-se a apenas uma das opções. Para o segundo semestre de 2018, a UFPA dispõe de parcerias com três Universidades, sendo uma mexicana e duas colombianas.

No Bracol, há uma vaga para Universidad Surcolombiana e uma vaga para Universidad Tecnológica de Bolívar (para esta Universidade, além dos documentos exigidos no edital, o aluno deverá preencher o Formulário de aluno estrangeiro, próprio da UTB). Já no Bramex, estão disponíveis duas vagas para a Benemérita Universidad Autónoma de Puebla. Em ambos os programas, as oportunidades são para o segundo semestre de 2018

G1

Comente com o Facebook
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *