Polícia fecha estabelecimento comercial em Rurópolis por descumprimento às medidas preventivas ao coronavírus

Na tarde desta segunda-feira (13), um estabelecimento comercial que também funcionava como loja de material de construção e veterinária no centro da cidade de Rurópolis, sudoeste do Pará, foi fechado por descumprimento aos decretos estadual e municipal que estabelecem regras e horários para esse tipo de estabelecimento como forma de prevenção à disseminação do coronavírus.

No início da tarde, uma loja de material de construção foi fechada após fiscalização da polícia. O estabelecimento descumpriu decreto municipal que fixou até às 13h, o horário de funcionamento do comércio. O proprietário argumentou que ali também funciona uma loja veterinária, porém segundo denúncias a loja de medicamentos é um meio para mascarar a venda de material de construção que funciona no mesmo espaço, o que foi constatado pela polícia.

A polícia afirmou que no local o fato já é reincidente. O responsável pelo estabelecimento assumiu a culpa alegando que não pode parar os seus negócios pois há obrigações a serem cumpridas mensalmente. Foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência por desobediência que será encaminhado ao Poder Judiciário.

De acordo com o delegado Ariosnaldo Vital Filho, a polícia intensificou as fiscalizações na cidade, tanto na zona urbana como rural, sendo que ao se constatar e o funcionamento do local com fluxo de pessoas será determinado o imediato fechamento e seus proprietários orientados a acatar as medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19, sob pena de cassação do Alvará de Funcionamento.

Em caso de descumprimento, os proprietários de comércios, bares e restaurantes podem ser responsabilizados civil, administrativa e penalmente.

As fiscalizações estão sendo realizadas pelas forças de segurança pública do município com policiais civis e militares da 17ª CIPM.

Desacato e Resistência
Na noite do último sábado (11), policiais militares foram acionados para irem até o bairro Bela Vista, onde havia uma residência com aglomerado de pessoas ingerindo bebida alcoolica e com o volume do som acima do permitido, causando transtornos aos vizinhos.

No local, os policiais encontraram um aglomerado de pessoas e ao tentarem manter a ordem, um homem interveio tumultuando os trabalhos policiais e desacatando a equipe de serviço. Foi necessário o uso da força e das algemas uma vez que o morador resistiu com violência a abordagem policial até ser contido.

Todos foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil para os procedimentos cabíveis.

Plantão 24horas News