Polícia Civil deflagra Operação “Pulu” no combate a crimes agrários

.Na manhã de 13/04/2021, visando a elucidação de crimes de homicídios e ameaças relacionados a conflitos agrários, na região de Placas-PA, sendo um deles o homicídio qualificado ocorrido em fevereiro do corrente ano em que foi vítima Elson Sandro Cerqueira Amini, vice presidente da associação de agricultores Nova Aliança, localizado no ramal do “Pulu”, a Polícia Civil por intermédio das Superintendência Regional do Tapajós e Superintendência Regional do Baixo e Médio Amazonas deflagrou a Operação “PULU”, dando cumprimentos a mandados de buscas e apreensões na casa de investigados na sede e na zona rural do município.
Munições e armas de fogo foram encontradas em alguns imóveis e, considerando a irregularidade legal da posse de tais armamentos/munições, foram efetuadas as prisões em flagrante dos possuidores.
A Operação contou com a participaram de policiais civis da 15a Risp – Itaituba, Rurópolis e Placas. Policiais civis da 12a Risp – Santarém e DECA Santarém.

Como saldo positivo a operação contabilizou com a prisão em flagrante por posse ilegal de a de fogo de GILMAR RIBEIRO PEREIRA; a prisão em flagrante, por posse ilegal de a de fogo de AGNALDO GOMES FERRAZ Vulgo “Chico do Pulu”.

Foram dados cumprimentos a 06 mandados, um na sede do município e cinco na zona rural.

Culminando com apreensão de duas espingardas cal.20; uma espingarda cal.28; um revolver cal.38; vinte e sete munições cal.20 intactas e 14 deflagradas; nove munições cal. 38 intactas; duas munições cal.28 intacta e duas deflagradas, além de celulares.

Às investigações continuam no sentido de identificar os autores do crimes delitos em apuração.

O combate a crimes agrários foram intensificados na região afim de elucidar e prevenir crimes de repercussão ocorridos na região. Nesta mesma semana também foi preso um homem apontado como um dos executores do sindicalista Gilson Maria Temponi, vulgo Mineiro durante as operações realizada pela Superintendência do Tapajos.