Maternidade de Rurópolis completa um ano.

Maternidade de Rurópolis completa um ano.

No dia 12 de fevereiro de 2019 a exato um ano, Rurópolis ganhava um dos maiores presente para a população a Maternidade Municipal, tornando um marco histórico não somente ao Municipio mas para toda a região, por ser a primeira.

A Nova Maternidade tem 26 metros de comprimentos por 11 de largura e conta com dois quartos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), um alojamento conjunto, uma enfermaria de perdas, uma enfermaria para Pós-operatório, uma Unidade de Cuidados Intermediário Neonatal, um fraldário, um solarium (área para banho de luz para os recém-nascidos), posto de enfermagem e acolhimento, Farmácia e sala de descanso para profissional. A mesma tem acesso ao Centro Cirúrgico.

Primeira equipe de Trabalho da nova Maternidade

Juntamente com essa mudança estrutural, veio uma nova forma de assistir as gestantes e suas famílias, à luz da humanização da assistência e com boas práticas em obstetrícia, combatendo a violência obstétrica! Todos os ambientes internos foram planejados visando atender ao Programa Rede Cegonha, desmistificando e humanizando o Parto!

O Hospital Municipal de Rurópolis contava apenas com uma única sala de parto, muitas vezes mais de uma mulher entravam em trabalho de parto e tinham que aguardar. Enfrentamos grandes dificuldades por falta de espaço, principalmente no pós-parto, pois hospital não tinha uma maternidade, um outro farto era muitas vezes está no mesmo bloco do hospital um recém nascido e alguém com uma doença mais grave.

Números do Primeiro ano

Ao longo do primeiro ano foram 397 partos, sendo 202 partos normais e 195 partos cesarianos. Nasceram 161 meninas e 193 meninos.

Primeiro Bebê

os trabalhos realmente começaram no dia 14 de fevereiro, ficando a disposição dos usuários, todos os trabalhos disponíveis na referida maternidade.  Então, a primeira senhora a ser internada para receber os tratamentos foi à senhora Emanuele, que no mesmo dia deu a luz a RHAVY EMANUEL SOUZA FREITAS, o primeiro bebê a nascer e a receber os cuidados diferenciados da nova casa de saúde. 

Rhavy Emanuel, primeiro bebê a nascer na Maternidade Municipal de Rurópolis