Inédito: Justiça torna nula eleição da mesa diretora da câmara de vereadores de Rurópolis.
A eleição para escolha da nova mesa diretora da câmara municipal de Rurópolis aconteceu no dia 16 de dezembro de 2022 onde dos 13 vereadores, 12 compareceram a votação estando ausente o vereador Elias Zanetti do MDB, que não foi justificado o motivo da ausência do mesmo.
Coma um total de 7 votos a 5 a chapa vencedora foi “O trabalha continua”, liderado pelo atual presidente da douta casa de leis do Município de Rurópolis, essa é a quarta vez que o mesmo era eleito para o cargo durante a gestão do atual Prefeito Municipal.
Porém a chapa concorrente entrou com um recurso citando o fato da lei maior onde foi declarada inconstitucional pelo Supremo, da reeleição para o mesmo cargo por mais de uma vez consecutiva. O mesmo parlamentar já havia sido eleito em outras 3 vezes, tornando se a atual a quarta, vai contra o que permite o Supremo.
Na tarde desta quarta feira (15) a Excelentíssima Juíza de Direito, Drª. Juliana Fernandes Neves, Titular da Comarca de Rurópolis. Reconheceu a nulidade da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores do Município de Rurópolis/PA realizada na data de 16 de dezembro de2022 em que se possibilitou a reeleição do sr. Anderson Guimaraes Pinto ao cargo de Presidente da Câmara de Vereadores, bem como suspender seus e, determinando, consequentemente, a realização de nova eleição, no prazo de 15 dias, obedecendo os ditames da Constituição Federal, em especial ao princípio republicano e ao princípio da simetria federativa, bem como entendimento da Suprema Corte firmado nas ações de controle abstrato de constitucionalidade já perscrutadas.