Globo se pronuncia após ser acusada de intolerância contra candomblé e umbanda
Na última segunda-feira (10), uma cena de ‘Segundo Sol’, após a morte de Remy (Vladimir Brichta), acabou chamando atenção. Na trama, logo após o assassinato do vilão, Laureta (Adriana Esteves) decidiu fazer uma sessão de agradecimento aos orixás.
O grande problema é que os telespectadores acharam a cena desnecessária, uma vez que mostra um ritual onde a personagem agradece ao orixás do candomblé por, supostamente, ter conseguido sua graça pela morte de Remy. Em seguida, a Globo começou a ser acusada de reforçar argumentos antigos, que expõe as religiões de matriz africana de forma negativa, pregando intolerância.
De acordo com informações do site ‘NaTelinha’, a emissora, vendo a repercussão negativa do caso, decidiu se pronunciar: “Na cena, Laureta pede proteção aos astros, espíritos, orixás… a todo o além, sem se referir a nenhuma religião especificamente. Além de ressaltar, como registramos ao final de cada capítulo, que novelas são obras de ficção, vale ainda destacar que Laureta é uma vilã, dona, portanto, de várias atitudes reprováveis que só fazem sentido no contexto da dramaturgia”, argumentou a Globo.
A novela, que é a mais assistida da emissora, continua recebendo inúmeras críticas, por falta de diversidade racial e por pregar discursos homofóbicos, de acordo com os críticos de TV e também dos próprios telespectadores.
fonte: MSN