Concurso PM PA: Justiça mantém prova, mas banca suspende. Entenda!

ATUALIZAÇÃO: Após pedido do Ministério Público do Pará, a Justiça determinou nesta sexta-feira, 12, a suspensão de todos os concursos e processos seletivos em andamento no Estado.

Horas depois, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) chegou a derrubar a liminar e manter as seleções, mas o Iades, banca organizadora do concurso PM PA, decidiu suspender as provas deste domingo, 14.

A banca, que já havia divulgado os locais de aplicação dos exames, publicou um comunicado informando os candidatos sobre a suspensão .

Pedido de suspensão aconteceu na última terça, 9O pedido de suspensão do andamento do concurso aconteceu na última terça-feira, 9. O Ministério Público do Estado do Pará (MP-PA) recomendou o adiamento das provas dos concursos da Polícia Militar e Civil do Pará.

A motivação foi o aumento no índice de casos confirmados e de óbitos pela Covid-19 no Estado.

Aplicação de provas divide opinião de candidatos nas redes sociaisA Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) avisou em seu Instagram oficial que iria recorrer da decisão liminar do juízo da 5ª Vara da Fazenda Pública da Capital a respeito dos concursos do Estado do Pará em andamento.No entanto, a aplicação dos exames no dia 14 de março dividiu a opinião dos concorrentes. Confira abaixo alguns comentários:

“Por favor, não deixe q suspenda a prova!!!! Tem pessoas pediram dinheiro emprestado,fizeram rifa, pagam com muito esforço inscrição, passagem e hotel?”

“Usem o bom senso e deixem para realizar esses certames só após passar essa crise pandêmica.”

Linha do tempo dos acontecimentos até o momento*:

Ministério Público consegue liminar para suspender os concursos

PGE recorre da decisão

PGE consegue derrubar liminar de suspensão e concursos voltam a ser permitidos

Iades, banca do concurso PM PA, publica comunicado informando que provas do próximo domingo, 14, estão suspensas.

Confira como foram os primeiros dias de provas do concurso PM PA

O primeiro dia de provas do concurso PM PA acontece em 28 de fevereiro, para o cargo de oficial. O segundo dia foi destinado ao cargo de praças, mas apenas para as mulheres. Agora, será a vez de aplicar as provas para os homens inscritos ao cargo de praças.

Ambas as provas objetivas, para oficiais e praças, contam com 60 questões de múltipla escolha. Porém, as disciplinas variam de acordo com o cargo. Confira abaixo:

Disciplinas para oficiais: Língua Portuguesa, Direitos Humanos, Legislação Institucional, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Civil, Processo Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Penal Militar, Direito Processual Penal Militar e Legislação Penal Especial.

Disciplinas para praças: Língua Portuguesa; Atualidades; Raciocínio Lógico; Noções de Direito Constitucional; Noções de Direito Administrativo; Noções de Direito Penal; Noções de Direito Processual Penal; Noções de Direito Penal Militar; Noções de Direito Processual Penal Militar; Noções de Legislação Penal Especial; Noções de Direitos Humanos; e Legislação Institucional.