Cinco bilionários brasileiros têm riqueza igual à metade da população

Relatório global da Oxfam aponta que cinco ultrarricos brasileiros têm riqueza igual à da metade da população. De acordo com reportagem de Fernanda Mena, da Folha de S. Paulo, o país ganhou 12 novos bilionários em 2017. Hoje, eles somam 43 ultrarricos.

A publicação lembra que o país foi apontado por diversos estudos como um dos mais desiguais do mundo. “Cerca de um terço das fortunas dos bilionários do mundo provém de heranças ou de relações clientelistas entre empresários e governos. Os dois fatores parecem operar por aqui. No Brasil, as alíquotas de imposto sobre herança chegam no máximo a 8%, quando no Reino Unido, por exemplo, podem atingir 40%”, afirmou.

O economista Sérgio Firpo, professor do Insper, diz que o debate sobre os bilionários tem outro contorno no Brasil.”Nossa desigualdade é mais ligada a problemas estruturais, como falta de educação pública de qualidade e o fato de os servidores públicos, ativos e inativos, ganharem muito mais que o restante da população”, argumenta. “Além disso, gênero, cor de pele e região do país mudam o acesso a oportunidades”, ressalta.

Por Fabiano Alcântara

Foto: Divulgação/Pinterest

Comente com o Facebook
Like
Like Love Haha Wow Sad Angry
Compartilhe

Post Author: Redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *