Operação de forças de segurança e órgãos de trânsito realiza mais de 100 abordagens e 7 prisões em Rurópolis
Nos dias 27, 28 e 29, as Polícias Civil e Militar, Detran, Demutran e outros órgãos de fiscalização, deflagraram uma operação integrada visando o combate de crimes de trânsito no município de Rurópolis, região sudoeste do Pará. O trabalhou encerrou com mais de 100 abordagens e 7 prisões.
A operação teve como finalidade o combate a alcoolemia intensificando as ações preventivas e repressivas do sistema de segurança pública em área de grande fluxo de pessoas e veículos, aumentando a capacidade operacional e a qualidade dos serviços prestados à sociedade, garantindo assim maior segurança e o bem estar do cidadão diminuído preventivamente as ocorrências de acidentes de trânsito com mortes.
Segundo a Polícia Civil de Rurópolis somente na primeira noite de operação 4 pessoas foram presas em flagrante por dirigir veículo automotor sob a influência de álcool. E até o término das diligências integradas no último domingo (29), mais 3 pessoas foram presas, sendo uma por força de mandado de prisão civil por falta de pagamento de pensão alimentícia.
“A operação traz um saldo positivo à cidade no que se refere a manutenção da ordem pública e aplicação da lei. Na manhã dessa segunda-feira nenhuma ocorrência de acidente de trânsito foi registrada na delegacia o que certamente é um impacto positivo em vários setores da sociedade, inclusive na área da saúde como um todo, e em especial no pronto atendimento do hospital municipal que requer uma mobilização considerável para atender os casos de fraturas, traumas e lesões geralmente cometidas por motoristas de veículos automotores sob a influência de álcool”, ressaltou delegado Ariosnaldo Vital Filho.
Outro foco da operação foi o combate à poluição sonora gerada por condutores de motocicletas sem descarga, ou com descargas adulteradas e sem placa, além de perturbar o sossego noturno, colocam em risco a integridade física dos pedestres e por determinação das autoridades envolvidas nas diligências as descargas foram apreendidas e entregues ao Detran para destruição.
Motocicletas sem condições de trafegabilidade e adulteradas foram apreendidas e encaminhadas para a delegacia de polícia civil para as devidas providências legais.
As polícias Civil e Militar também fiscalizaram bares e restaurantes com o objetivo de coibir a venda de bebidas a crianças e adolescentes, bem como a exploração sexual. Até o final da operação ninguém havia sido foi preso por crimes sexuais e nenhum fato relevante desta ordem foi registrado.
Durante a operação os agentes de trânsito utilizaram o bafômetro na abordagem aos condutores.
Fonte G1 Santarém e região