Policia Civil, SEMMA e IBAMA deflagram a OPERAÇÃO MONTE CRISTO III
A Polícia Civil sob o comando do delegado Ariosnaldo da Silva Vital Filho e Supervisão do Superintendente do Tapajós, Dr. Vicente Gomes, deflagrou na cidade de Rurópolis a Operação Monte Cristo III, zona rural de Rurópolis.
A Operações Policial contou com policiais civis de Rurópolis, Placas e Itaituba, Agentes do Ibama e fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Rurópolis que estavam envolvidos nas investigações levantamento dos crimes ambientais ocorridos na região de Monte Cristo desde o início do mês de junho.
A Operação foi deflagrada na madrugada de 07/06/2022, por policiais civis, sob o comando do delegado Ariosnaldo Vital Filho, fiscais da Secretaria de Meio Ambiente do Município de Rurópolis, sob coordenação do Secretario de Meio Ambiente Marciano Lira de Almeida que se deslocaram até a Comunidade de Monte Cristo – esta que já foi palco de conflitos agrários no ano de 2019 e 2020, quando várias pessoas foram presas portando arma de fogo e munições – com intuito averiguar uma denúncia anônima de pesca predatória naquela Região, fato esse relatado a autoridade Policial na data de 02/06/2022.
Na comunidade a equipe se deslocou num barco do Ibama até a Comunidade de Monte Cristo, sentido a Vila de Fordlandia, e nas margens do Rio Tapajós se deparam com o primeiro pescador utilizando de uma “malha”, objeto esse que é proibido. O pescador foi identificou como HILARIO QUEBING, 43 anos, natural de Capanema e residente na cidade de Itaituba. Os agentes da Secretária do Meio Ambiente de Rurópolis lavraram um Auto de Infração aplicando uma multa de R$-3.080,00 reais. E no local foi apreendido uma malhadeira de 250 MM, totalizando a metragem de 110 metros, apreendida pelos agentes. Posteriormente o homem acompanhou a equipe para comparecer a delegacia de polícia civil para prestar esclarecimentos.
Ainda em missão as margens do Rio Tapajós, os agentes localizaram nas proximidades da Comunidade de Brasília Legal, município de Aveiro-PA mais um pescador atuando de forma irregular. No local ele foi identificado como WILLIAM SILVA SEAD, e contra ele também foi lavrado um Auto de Infração pelo Ibama, sendo apreendido uma malhadeira de aproximadamente 150 metros. Posteriormente, o mesmo foi encaminhado para a delegacia de polícia civil para prestar depoimento.
A Operação Policial alcançou 100% de êxito identificando e autuando as pessoas apontadas como autores das pescas ilegais, que com o ato ilegal estavam trazendo prejuízos a pesca de consumo a população rebeirinha. Todo material apreendido ficou sob a responsabilidade dos demais órgãos envolvidos para autuação e demais providências.No mês em que celebra a proteção ao meio-ambiente esta é considerada a primeira Operação Policial deflagrada de forma integrada com os demais órgãos legalmente constituídos para a defesa do meio ambiente.